Assistencia de enfermagem em pacientes queimados
A queimadura está entre os traumas mais graves, pois, além dos problemas físicos que podem levar o paciente à morte, pode acarretar outros problemas de ordem psicológica e social além de abranger todas as idades e pessoas de diversas classes sociais existem muitas formas de acidentes relacionados a queimadura em si,a falta de atenção,acidentes no trabalho estas são uma das mais freqüente abrangendo milhares de pessoas em todo o Brasil.O que leva essa demanda a procurar hospitais em busca de atendimento especializado,onde a enfermagem atua de forma direta com contato psicológico e físico através dos casos clínicos ,observando principalmente as alterações fisiológicas,as causas da queimadura,inspecionando a profundidade e oferecendo total cuidado ao paciente.
Anatomia e Fisiologia da Pele
Além de indispensável na vida humana a pele é um anexo cutâneo mais importante e órgão de maior extensão,esta recobre e protege o corpo contra corpos estranhos sobre os tecidos mais profundos,funciona regulando a perda de água,a homeotase devido à ação das glândulas sudoríparas e dos capilares sanguíneos. Quando esta proteção se encontra destruída total ou parcialmente em decorrência de queimaduras, ocorre uma alteração da homeostase humana, comprometendo assim, a sobrevivência do indivíduo.
A pele assim como todos os compartimentos anatômicos do corpo tem divisões,a epiderme a derme e hipoderme e os anexos como folículos pilosos.
Epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Áreas com maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa, e chegam a até 2 mm de espessura,constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queranócito, produtora da queratina(responsável pela proteção).Os nutrientes e oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme pois a epiderme é avascular e sua nutrição deriva dos capilares