A assimetria entre o mundo adulto e infantil
A ASSIMETRIA ENTRE O MUNDO ADULTO E INFANTIL.
PRISCILA OLIVEIRA
Rancharia – SP
2011
|
A ASSIMETRIA ENTRE O MUNDO ADULTO E INFANTIL.
PRISCILA OLIVEIRA
Trabalho apresentado à disciplina de História Social, ministrada pela Prof.ª Magda Marques Trevisan Conellian, no Curso de Pedagogia, da FRAN - Faculdade Ranchariense.
Rancharia – SP
2011
A ASSIMETRIA ENTRE O MUNDO ADULTO E INFANTIL
Priscila Oliveira de Moura SANTOS
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar o surgimento da infância e suas transformações perante a evolução social e tecnológica. Onde se vê a criação de um mundo para abrigar as crianças que haviam sido excluídas do convívio com os adultos, que logo a seguir é destruído pela difusão inescrupulosa da informação.
Palavras-chave: Infância. Mundo adulto. Tecnologia. Segredo.
INTRODUÇÃO
A leitura do livro “O Desaparecimento da Infância” de Neil Postman (1999), vem nos apresentar uma sociedade contemporânea que cada vez mais retrocede aos tempos primitivos da idade média com relação à infância.
Ariès (1981) nos apresenta um mundo onde a criança não existia, portanto não se nutria sentimentos ou qualquer tipo de consideração por ela. A criança era tratada com liberdades grosseiras e incluída em todo tipo de jogos e brincadeiras, pelo fato de ser apenas mais um “objeto” do convívio dos adultos.
Ariès (1981) mostra que a ideia de infância é incutida na sociedade através dos moralistas, que esperam assim construir novos valores para uma sociedade degradada. Então passa- se a proteger essa criança da convivência com os adultos e seus jogos corruptos.
E Postman (1999) vem nos mostrar a ideia da tecnologia com seu acesso ilimitado a todo tipo de informação, como o principal agente de degradação dos valores atribuídos à infância. Ele nos apresenta a revolução da prensa tipográfica, que separa a criança do adulto. Onde a criança não tinha acesso a qualquer tipo de literatura, pois aqui ficou estabelecido o