A ARTISTA EST PRESENTE
Marina Abramovic é uma artista de performance que iniciou sua carreira na década de 70. Tornou-se referência na arte de fazer intervenções urbanas usando o corpo como instrumento principal de sua obra. Seu trabalho sempre procurou a interação entre o artista e o público, buscando possibilidades de compreensão das mentes através da provocação e os limites do corpo humano.
A exposição Terra Comunal, teve seu nome inspirado em experiências anteriores que Marina Abramovic teve no Brasil. Na década de 80, fez uma pesquisa sobre objetos de poder, que a trouxe ao país para conhecer uma variedade de pedras, rochas e minerais, aos quais a artista atribuiu qualidades energéticas. Em 2012, esteve novamente no Brasil para encontrar comunidades espirituais que ampliassem sua pesquisa.
Terra Comunal - Marina Abramović apresentou um conjunto de obras da artista, de instalações e objetos a vídeos e registros documentais. Concentrado em uma série de obras que promoveu a galeria como espaço para encontros possíveis, tomando como objetivo a relação entre as proposições artísticas e a recepção pelo público
“A ARTISTA ESTÁ PRESENTE
The Artist Is Present”
“Para a sua exposição retrospectiva no MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova York, em 2010, Marina Abramovic realizou uma performance em que ela ficou sentada em uma cadeira, imóvel e em silêncio, convidando os visitantes a sentarem-se à sua frente e manter contato visual, sem limite de tempo. Abramovic se apresentou durante 736 horas, ao final das quais ela havia mantido contato visual com 1675 pares de olhos. Esta instalação apresenta o mobiliário usado durante a performance, e duas grandes telas, dispostas uma defronte à outra, que mostram a artista e o público frente a frente. A obra corporifica a completa vulnerabilidade e abertura de Abramovic perante o público.” (Sesc Pompeia, 10 de março a 10 de maio de 2015.)
A Artista Está Presente: Terra Comunal, SESC Pompéia, 2015.
Ao entrar no grande galpão do SESC