A arte no séc. xx
FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO
DEPARTAMENTO DE TEORIA E HISTÓRIA
A ARTE DO SÉCULO XX
ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE – TURMA 260
INTRODUÇÃO O trabalho a seguir apresentará uma resenha sobre o Livro de Rosemary Lambert, A arte do Século XX. Nele podemos ter um aporfundamento sobre os movimentos de arte no século passado e uma perspectiva de como eles afetaram e afetam até hoje a sociedade mundial.
A ARTE DO SÉCULO XX
O Rompimento com a tradição No século XX as coisas mudaram mais e mais rapidamento do que em qualquer época anterior, e essas transformações refletiram totalmente na arte. O primeiro grande rompimento com o tradicionalismo ocorreu ainda em 1789, com a revolução francesa. Os pintores queriam pintar apenas o que lhes agradava, atitude pioneira para o início da arte moderna. No século XX os artistas adotaram, por escolha própria elementos únicos e os classificaram como o princípio fundamental de sua arte.
Os novos movimentos CUBISMO Foi o primeiro dos novos movimentos do século XX, era uma nova maneira de representar o tema de uma pintura. Já no século XIX, o pintor francês Paul Cézànne experimentava um método no qual sua pintura não representava a paisagem de apenas um ponto de vista, querendo representar a visão comum, ele redistribuia as formas numa composição de objetos que queria descrever, abandonado a perspectiva tradicional. Em 1904, houve uma exposição das obras de Cézanne em Paris, causando grande impacto e aguçando a curiosidade de jovens pintores por inovações. O primeiro quadro cubista foi pintado pelo pintor Pablo Picasso, um dos primeiros artistas a voltar-se para a pré-história. Sobre Picasso, começou como um pintor tradicional, quando atingil total dominio abanou inteiramente a pintura tradicionalista. Suas obras podem ser divididas em vários períodos. O período “azul”, onde usou essa cor para expressar tristeza e pobreza; O “rosa” que