História da Dança
CURSO DE ARTES VISUAIS
ANDREY SOUSA SANTOS COQUEIRO
DANÇA PARA EDUCADORES:
Estudo sobre os diversos estilos de danças que existiram ao longo da história, suas principais obras e autores.
CAMPO GRANDE – MS
2014
Este texto tem como principal objetivo apresentar as principais características dos diversos tipos de danças em diversas épocas e suas principais obras, desde o período medieval por volta do século V até o período moderno do século XX, ressaltando a figura de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da arte da Dança.
Período Medieval (Séc. V ao Séc. XIV)
De acordo com Rosana van Langendonck, Doutora em Comunicação e
Semiótica - Artes pela PUC/SP, “a Idade Média foi, para a dança, um período contraditório. Manifestações corporais foram proibidas.”. Anteriormente, na época dos israelitas, as danças normalmente eram realizadas por pessoas do mesmo sexo, a Igreja em sua infinita sabedoria restringiu essa atividade para evitar que os fiéis, uma vez concebidos em pecado, caíssem no mesmo.
A Igreja jamais proibiu a dança, uma vez que no livro de Samuel, na própria
Bíblia está escrito “e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o
Senhor” (Sm5, 6).
Se referindo aos camponeses, continua Langendonck :“continuaram a fazer suas festas nas épocas de semeadura e colheita e no início da primavera. Para não afrontar a Igreja, essas danças eram camufladas com a introdução de personagens como anjos e santos. Posteriormente, essas manifestações foram incorporadas às festas cristãs, com a introdução da dança dentro das igrejas”.
No séc. XI, uma grande peste assolou toda a Europa, as pessoas ingenuamente dançavam com o intuito de “espantar” a peste. Essa dança ficou conhecida como “a dança da morte.”.
Os trovadores também tiveram um papel fundamental na arte da dança nesse período, ensinando à nobreza a chamada Basse Dance, a dança pesada em razão dos trajes volumosos que usavam. Já os