Gestão e Marketing em Odontologia
Gestão e Marketing em Odontologia
São Paulo 2014
Qual é a importância da diferenciação dos Custos Fixos e Variáveis para a Gestão de um Consultório de Odontologia?
Custos Fixos são despesas, gastos que são necessários para a manutenção, para que o Consultório Odontológico Funcione mesmo quando não está atendendo pacientes. São aqueles que independem do funcionamento ou geração de receita, trabalhando ou estando de férias, percebendo muito ou pouco por seu trabalho, eles são obrigatórios. São custos difíceis de serem alterados de imediato, pois normalmente são contraídos a médio e longo prazo.
Por exemplo: Despesas com o pessoal, despesa com imóvel, troca de equipamentos.
Custos Variáveis são custos necessários para se prestar um serviço, no caso atender o paciente, aumentam conforme a demanda de pacientes e procedimentos realizados. São os que flexionam em função da produtividade. Quanto mais o profissional trabalhar, tanto maiores eles serão. Por outro lado eles podem ser alterados com maior facilidade, diferentemente dos custos fixos, e programados por períodos ou prazos mais curtos.
Por exemplo: Material Odontológico para execução do procedimento, serviços terceirizados como laboratório de prótese.
É importante diferenciar tais custos, pois o custo fixo é o custo que você sempre terá de arcar no seu consultório, é uma despesa que estará presente independente de fluxo de pacientes e custos variáveis, é o mais importante para que se consultório se mantenha, O simples fato de se acompanhar e anotar as despesas já é uma forma de diminuir os custos. O ato de organizar as despesas é, por si só, perante o pessoal auxiliar e perante si mesmo, uma maneira de disciplinar e minimizar os custos.
Controlar o estoque de materiais é uma tarefa que pode ser simples. Adquirem-se fichas de controle de estoque em uma papelaria. Abre-se uma ficha para cada material que tem consumo sistemático e em maior escala.