A arte na educação
Quando pensamos em Arte temos na verdade várias dúvidas que não conseguimos identificar e que influência nossos conceitos em relação a sua história, a sua leitura e seus significados que para ser transmitida é necessário adquiri valores, conceitos e um bom repertório cultural.
Ao falar de arte, enfatizamos a sua origem na Educação brasileira, estaremos também discutindo as suas riquezas de significados, possibilidades, e da diversidade de saberes que ela proporciona na formação integral do educando.
Pelo fato da arte ser extremamente complexa traz uma boa importância nas capacidades do ser humano, e ao se deparar com as emoções sensoriais, corporais e racionais onde nos leva a viver uma experiência única, a arte então não poderá ser substituída por nenhuma outra capacidade humana.
Estudar e falar de Arte é, levantar a questão da comunicação para todos os seres humanos, pois todos necessitam da comunicação no seu desenvolvimento social e intelectual que irá possibilitar a criança a desenvolver melhor essas habilidades, onde abrange uma linguagem que nos proporciona representar o mundo e seus conflitos, permitindo criar e recriar os acontecimentos. Arte esta como, a música, o teatro, os poemas, as pinturas, as danças, as literaturas, a televisão e muitas outras que com elas trazem sua linguagem e significados próprios. Possibilitando, na criança uma melhor aprendizagem, um pensamento crítico e a ampliação do seu olhar para uma liberdade de apreciação, interpretação e manifestação.
Porém, é nos dias de hoje que se começam, a se preocuparem com essa disciplina tornando-a mais valorizada, pois o ensino toma lugar para a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e dimensionar pensamentos e conhecimentos. Com essa preocupação, o conhecimento passa a ter uma idéia de leitura da imagem que constrói uma metalinguagem da imagem. Isto não é falar sobre uma pintura, mas falar a pintura num outro discurso, às vezes silencioso, algumas vezes gráfico, e