A arte na educação
ATIVIDADE: “ENCONTRO VIVÊNCIAS ESTÉTICAS: TEATRO, MÚSICA, DANÇA E PLÁSTICA (ÁREA: EDUCAÇÃO)”
EVENTO UNIOMONTE ABERTA (4 horas)
DATA: 10 DE OUTUBRO DE 2013 A ARTE NA EDUCAÇÃO
O Encontro foi bastante dinâmico, contou-se sobre a história da arte na educação, e pode se viver um pouco dessa arte através de dinâmicas realizadas no curso, como o teatro. O Ensino dentro de uma escola mudou, antes era educação artística, se preocupavam muito com a técnica, executava sem poder criar, a arte era apenas treinar habilidades.
Ana Mae Barbosa é educadora brasileira e pioneira em arte-educação, teve idéias que foram fundamentais na mudança da arte na educação. Ela acredita que a arte tem seu próprio conteúdo e isso é que deveria ser ensinado nas escolas. Buscava-se que a escola construa uma formação estética, buscando formas de expressões pautadas na arte. E começaram a discutir o papel da arte na educação. Então a arte deixou de ser considerada uma atividade de lazer e recreação na escola, e tornou-se matéria obrigatória. Em vez de se chamar educação artística começou a chamar de arte educação.
As escolas costumam trabalhar com releitura, pois isso ajuda os alunos a reconhecerem quadros e artistas. A Arte é um importante trabalho educativo, pois procura estimular a formação da personalidade do individuo, sem se preocupar com a formação de artistas como era antes. O processo de educação não é mais o ensino, e sim o aprender, tendo como centro principal o aluno. Existem várias formas de arte, como teatro, musica, dança, pintura, artes visuais.
O desenho tem papel fundamental na formação do conhecimento, o ato de desenhar deve ser considerado um fator essencial no processo do desenvolvimento da linguagem, pois ao desenhar a criança está se expressando, e usando sua criatividade, pensando e imaginando.
APRECIAÇÃO: Valorizando a arte estamos levando ao aluno a se interessar por diversas obras artísticas. O professor precisa incentivar o aluno,