A Arte do Planejamento
FICHAMENTO
Livro: A Arte do Planejamento
Autor: Jon Steel
• Biografia
Jon Steel, graduado em Geografia pela Universidade de Nottingham, iniciou sua carreira em propaganda como planejador na agência inglesa Boase Massimi Pollit, Em 1989, tornou-se o primeiro diretor de planejamento de propaganda da Goodby, Silverstein & Partners, em São Francisco, e isso rendeu o premio de melhor excutivo da costa leste. Steel consolidou sua carreira trabalhando com grandes marcas como Nike, PepsiCo e Porsche, além da famosa campanha “GotMilk?”. Em 1995, foi incluído no Hall de Realizações da Federação Americana de Publicidade para executivos com menos de 40 anos. E em 1998, lançou seu livro “A Arte do Planenjamento – Verdades, Mentiras e Propaganda”.
• Autores Citados
Bill Bernbach
David MacKenzie Ogilvy
Stephen King da JWT
John Webster e Stanley Pollitt da BMP
Thomas Kennerly Wolfe
Leo Burnett - publicitário e executivo
Howard Luck Gossage
Claude C. Hopkins
Jeff Goodby
• Ementa
No livro A Arte do Planejamento, Jon Steel explica como aplica seu conhecimento na área e usa seus exemplos de vida para ilustrarem seus argumentos. Enfatiza a importância da relação com o consumidor, afirmando ser a mais significativa para as decisões a serem tomadas a respeito de publicidade. O autor fala sobre como as empresas precisam lutar pela distribuição, pelas vendas e pelo consumidor que, à medida que as alternativas de mídia e mensagens aumentam, fica cada vez mais difícil de ser conquistado.
• Tese central e auxiliares:
O autor começa o livro mostrando um raciocínio essencial para suas abordagens: “quanto melhor e mais eficaz for a publicidade, mais ela irá envolver o consumidor na sua comunicação e no processo de desenvolvimento da mensagem”. Assim, ele disserta sobre esse tema mostrando a importância de se colocar no papel do consumidor e entender suas ações e emoções.
São apontadas três perspectivas que a publicidade deve