Planejamento de artes
Introdução
Jean Piaget nasceu na Suíça em 1896 e morreu aos 83 anos em 1980. Deixou uma produção enorme de: mais de 70 livros e mais de 200 artigos. Piaget frequentou a Universidade de Neuchâtel, estudou inicialmente biologia, na Suíça, e posteriormente se dedicou à área da Psicologia, Epistemologia e Educação. Foi professor de psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954; tornando-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica. Durante sua vida Piaget escreveu mais de setenta livros e diversos artigos.
Foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Jean Piaget passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia.
Rio de Janeiro – Abril/2014
Piaget e o processo de construção do conhecimento
Piaget foi o precursor da “revolução cognitiva” da atualidade com ênfase nos processos mentais. Piaget tinha uma visão organísmica das crianças, considerando-as seres ativos em crescimento, com seus próprios impulsos internos e padrões de desenvolvimento. Ele via o desenvolvimento cognitivo como produto dos esforços das crianças para compreender e atuar sobre seu mundo.
Piaget acreditava que o desenvolvimento cognitivo inicia com uma capacidade inata de se adaptar ao ambiente (agitar, esfregar, balançar, sugar, etc.) tentando compreendê-lo pelo uso.
O que constitui o conhecimento não é apenas uma simples associação entre os objetos, mas esse desenvolvimento gradual ocorre através de três princípios inter-relacionados: organização, adaptação e equilibração.
Organização: é a tendência de criar estruturas cognitivas cada vez mais complexas - sistemas de conhecimento ou modos de pensar que incorporam imagens cada vez mais precisas da realidade. Essas estruturas chamadas