tudo sobre o chow chow
Bruno Tausz
Cinófilo e Etólogo
Cão de língua preta-azulada, que poderia indicar um ancestral muito antigo. Em seu país nativo, a China, o Chow chow caçava e guardava os templos. Um dos imperadores T'ang tinha um canil com 2500 cães.
Capitães de navios ingleses davam às cargas mistas da China o nome de "chow chow" e os cães acabaram sendo incluídos nessa categoria. Felizmente, esse cão não sofreu muitas mudanças desde os tempos antigos, pois continua sendo um animal doméstico, delicado, tranquilo e auto-confiante.
PADRÃO DA RAÇA
ASPECTO GERAL: cão ativo, compacto, bem estruturado, lombo curto, acima de tudo, bem proporcionado, de aspecto leonino, porte digno e orgulhoso; a cauda é, claramente, portada sobre o dorso.
CARACTERÍSTICAS: língua de cor azul escuro, calmo, bom guardião, singular por seu andar curto e saltitante.
TEMPERAMENTO: independente e fiel, mas distante.
CABEÇA: crânio largo e achatado, stop moderado. Bem cheio sob os olhos. Focinho de comprimento moderado e largo dos olhos até a ponta. A trufa é grossa, larga e sempre preta, com exceção dos exemplares cor creme e quase branca, para os quais, a trufa de cor clara, é admitida, e, nos azuis e fulvos, admite-se a trufa da mesma cor do pêlo.
OLHOS: escuros, amendoados, bem pequenos e bem delineados. Nos exemplares azuis e fulvos admite-se olhos da mesma cor do pêlo. Os olhos devem ser perfeitos sem entrópio, mas jamais deverão ser penalizados em razão do tamanho.
ORELHAS: pequenas, espessas, extremidades levemente arredondadas, eretas, rígidas e bem afastadas, inseridas acima dos olhos, voltadas para a frente, ligeiramente convergentes, o que dá ao cão a expressão característica da raça de ar carrancudo. Essa expressão jamais deverá ser o resultado do efeito do enrugamento natural da testa.
BOCA: dentadura de dentes fortes e bem alinhados: os maxilares são fortes e apresentam uma articulação perfeita em tesoura, regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se