A arte de contar histórias
CLAUDICEIA KIISTER EVALDT
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
BARRA DE SÃO FRANCISCO-ES 2012
A autora tem como objetivo nos mostrar a importância de se contar histórias, é contando histórias para as crianças hoje que faz com que ela tenha gosto pela leitura quando crescer. Contar histórias é um mundo mágico que envolve a todos de todas as idades.
É muito importante saber escolher a história, deve-se levar em conta a faixa etária,o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, condições socioeconômicas entre outros fatores.
De início é preciso fazer pesquisas em livros e revistas até encontrar a história adequada que atenda os interesses dos ouvintes. A história não vem pronta, por mais simples que seja a linguagem escrita, temos que fazer uma adaptação verbal para facilitar a compreensão dos ouvintes.
“Se a história não nos desperta a sensibilidade, a emoção, não iremos contá-la com sucesso”. (p.14)
É preciso gostar de contar histórias e escolher o que lhe dê prazer em contá-las, se não gostar de histórias tristes não conte, pois não terá sucesso. Também é preciso saber escolher o que contar tendo em vista a quem e o ambiente onde irá contar, de acordo com a prática a escolha fica mais fácil, é preciso só começar para descobrir quantas histórias maravilhosas temos por aí.
Quando escolhemos a história a ser contada temos que estudá-la, não decorar, mas entendê-la e captar a mensagem nela, saber tudo sobre a história para que não tenha dúvidas ao contá-la.
Podemos apresentar as histórias de diversas formas, pela narrativa, com o livro, gravuras, desenhos, com interferências do narrador e dos ouvintes, para cada situação um recurso. O que temos que fazer, é que as crianças tenham gosto pelas histórias para também ter gosto pela leitura.
“Uma pena ver as prateleiras repletas de livros e as crianças indiferentes a eles, perdendo a