a arte de bem argumentar
Um bom político e aquele que fala o que os seus eleitores querem ouvir, satisfazendo-os. As palavras faladas por um político, não são espontâneas, são extremamente elaboradas e refinadas, de forma a atingir o seu resultado, que é persuadir os eleitores a vota-lo. As palavras bem elaboradas de um político, pode ser até comparada com uma boa música, que por sua vez satisfaz o ouvinte. Com os conhecimentos bem aprofundado das necessidades e anseios da população, torna-se fácil utilizando métodos adequadas para uma boa oralidade.
Não é necessário ser um expert da oralidade ou até mesmo dominar todos os fundamentos da língua, para estabelecer um vínculo com o ouvinte, até um semi alfabetizado poderá possuir um grande poder de persuasão, como os vendedores ambulantes sabem convencer muito bem seus clientes, até os próprios políticos que na maioria possuem pouco estudo, mesmo assim não deixam de ser ótimos falantes. Com isso, os políticos com seu carisma, seus gestos, até mesmo com olhar, a sua postura, este conjunto que revela-se como uma arte, torna-os quase que imbatíveis se comparado com um público com poucos conhecimentos. Conseguindo através de sua ótima oralidade, convencer o público que é a solução de todos os problemas vivenciados pela sociedade e que fara uma administração como nunca houve antes. Mesmo sabendo que o político não tem nenhum poder sozinho, pois depende de vários outros. Mesmo assim o público é convencido pela boa conversação do político, que ele é o ideal para a sociedade.
É evidente que a boa comunicação tem um poder extraordinário de mudança, mesmo em situações que pareçam perdida uma boa comunicação poderá resultar em condição favorável para o indivíduo que souber dominar uma boa comunicação.