A Arte de argumentar gerenciando razão e emoção
PEDAGOGIA
JOSILANE PEREIRA DA SILVA LOPES
A ARTE DE ARGUMENTAR GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO
Três Pontas – MG
2013
JOSILANE PEREIRA DA SILVA LOPES
A ARTE DE ARGUMENTAR GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO
Artigo apresentado pelo aluno JOSILANE PEREIRA DA SILVA LOPES, para obtenção de nota na matéria INICIAÇÃO AO PENSAMENTO CIENTÍFICO do curso de Pedagogia da Faculdade Três Pontas – MG – FATEPS.
Três Pontas – MG
2013
RESUMO
É necessidade com a evolução dos tempos deter habilidades de argumentar, rever maneiras de relacionar e conviver com outras pessoas, identificar o que é importante em nossas vidas, mantendo uma gestão correta à respeito das informações e relações e assim conseguir com sucesso convencer e persuadir os outros. Para argumentar, a priori precisa-se ter o conhecimento do que, para quem e como será tal argumentação. Expor com clareza e vocabulário adequado suas ideias usando de eticidade para com o auditório, levando em conta que é precisa adequar sua argumentação de acordo com cada tipo de auditório, embasados em técnicas e definições. Tanto em vista uma argumentação sedutora e focada deve-se dar mais visibilidade a tese que se, utilizando de recursos adequados para persuadir e convencer com o êxito esperado. Porém não se deve esquecer-se da importância que tem os valores e emoções, devemos gerenciar tais, de maneira positiva considerando e respeitando a hierarquia que cada um coloca seus valores.
1 INTRODUÇÃO
A historiada argumentação surgiu por volta 427 aC. em Atenas na Grécia antiga co a retórica. Para suprir as necessidades que surgiram com as primeiras experiências de democracia, algumas pessoas sentiram a necessidade de domina habilidades e bem falar e argumentar coma pessoas. Porem a retórica não se embasa em nenhum conhecimento científico, a retórica clássica discutia