Reeducação Alimentar
A reeducação alimentar é uma série de procedimentos que a pessoa tem que adotar para que o seu emagrecimento não seja em vão, isto é, para que mesmo depois de perder algum do excesso de peso, fazendo uma vida normal, não volte a ganhar esse peso de uma forma repentina. Na maioria das pessoas, é esta reeducação alimentar a fase mais complicada de todo o processo de emagrecimento, não só porque está ligada a hábitos adquiridos na infância, como a criação de novos hábitos de forma forçada é muito mais complicada.
Este tipo de tratamento serve apenas para que possui o problema desenvolvido, isto é, não pode ser encarado como uma prevenção, pois apenas é necessário reeducar a sua alimentação se esta estiver mal elaborada. Depois de reaprendidos todos os novos hábitos a ter, é normal que a pessoa tenha consciência quais os tipos de alimentos, a nível qualitativo e quantitativo, para ajudar a manter a sua saúde. Este tipo de reeducação alimentar, vai permitir que a pessoa evite estar constantemente a testar novas dietas, que nem sempre têm o sucesso pretendido, para evitar ganhar peso.
Ao contrário do que se possa pensar, na reeducação alimentar é possível comer chocolates, bolachas ou até gomas, no entanto é imprescindível que a quantidade de alimentos seja levada bastante à risca, traduzindo assim na ingestão de todo o tipo de nutrientes e proteínas no organismo, mas apenas na quantidade necessária para o bom funcionamento. Isto deve-se principalmente ao fato do que engorda não ser os alimentos em si, mas sim a quantidade diária ingerida por apenas uma pessoa.
Há algumas dicas que pode começar já hoje para começar a sua reeducação alimentar, sem necessitar de ajuda de um nutricionista, apenas com alguns ajustes na sua cozinha tradicional:
• Evite usar todo o tipo de gorduras dos molhos industrializados e faça os seus próprios molhos, usando pouquíssimo óleo e sempre que possível trocar o óleo por azeite, é muito mais saudável.
• Quando estiver