A arte da guerra
Para alcançar objetivos é extremamente importante realizar um planejamento detalhado de como fazer, o que fazer, a que momento e pensar nas variações, pois existem fenômenos que não estão ao nosso alcance prever. Como exemplo, podemos citar nossa formação acadêmica, pois a todo o momento temos que saber administrar nosso tempo para entregar o que nos é solicitado, surge dentro desse contexto o planejamento com muita cautela, abrir mão de um entretenimento ou até mesmo de algumas horas de sono, pois estamos pensando no nosso objetivo. A cada momento o mercado de recursos humanos torna- se mais competitivo e para competir nele, precisamos traçar diversas estratégias, juntamente com o planejamento e a execução com controle. Dentro das Organizações um planejamento bem realizado determina o sucesso, quando mal feito traz uma série de consequências, podendo até mesmo deixar a empresa em risco. Desse modo, um Gestor ao tomar decisões, precisa conhecer muito bem a organização, conhecer seus recursos, seja eles, humanos ou financeiros, saber quais são seus concorrentes, conhecer seu público alvo, para quando preciso for realizar ou até mesmo alterar planejamentos para alcançar as metas estipuladas.
As empresas oferecem diversos benefícios sociais aos seus colaboradores, plano de carreira, participação nos lucros, entre outros, com a finalidade de ser referencia dentro do mercado de trabalho. Ao realizar um planejamento o Gestor poderá definir capital para o investimento no capital humano, pois as empresas bem sucedidas investem nos seus talentos, financiando bolsas de estudos, cursos de idioma, curso de comunicação e expressão entre outros, ou seja, desenvolvem a mão de obra para manter-se competitiva.
Grandes Organizações precisam de excelentes líderes, que conheçam o ramo que a empresa pertence, quais seus principais concorrentes, seus pontos fracos e o que de melhor oferece, esses são apenas alguns de seus deveres. É