A Arte Como Elemento Fundante Da Cultura
Todas as sociedades humanas, desde a pré-história aos dias atuais, possuem uma cultura (valores, regras, conceitos, símbolos )que devem ser respeitados .
A arte esta associada ao capricho, capacidade, talento ,beleza , encanto ,graça , prefeicao , sensibilidade e eficiência. Desse modo pode-se afirmar que arte é tudo aquilo que representa e manifesta a expressão criativa da humanidade .
A arte em geral , as manifestações histórico – culturais e a identidade de uma região servem como inspiração e conteúdo de obra e produto cultural. O que vemos quando admiramos uma arte depende da nossa experiência e conhecimentos, da nossa disposição no momento, imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar. Exploradores, comerciantes, vendedores e artistas costumam apresentar às pessoas idéias de outras culturas. Os progresssos na tecnologia também difundiram técnicas e teorias. Elas se espalham através da fotografia, ,pelo rádio e televisão, pela imprensa, pela Internet
Entao a cultura pode ser considerada com amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores, atitudes que modelam a sociedade ,ela diz respeito ao que pensamos , fazemos e temos ,enquanto membro de um grupo social.
a indústria cultural busca produzir algo que conquiste o público com relevância comercial. Com o objetivo de que consumidores, tenham os mesmos gostos, opiniões e desejos. Assim a mídia impõe modelos a serem seguidos de acordo com as demandas do sistema e os interesses dos poderosos.
A cultura de massa surge a partir da venda de produtos, "coisificação" e comercialização da arte. A novela, por exemplo, é uma cultura de massa por ser um produto que objetiva a audiência para vender produtos dos patrocinadores. O traço marcante é a não valorização da arte pela arte, mas a deteriorização do sentido de belo, ou seja capitalização do verdadeiro sentido da arte. O que importa é o lucro.
Logo, é preciso que a sociedade se liberte dos seus preconceitos e da