VAL RIA CARNIELE SANDRE
3791 palavras
16 páginas
UNIUBE UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
VALÉRIA CARNIELE SANDRE
RELAÇÃO FAMILIAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
NOVA VENÉCIA
2015
VALÉRIA CARNIELE SANDRE
RELAÇÃO FAMILIAR COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao programa de Graduação em Pedagogia da Universidade de Uberaba, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia.
Orientadora: Profª Valéria Rodrigues de Souza Rossini.
NOVA VENÉCIA
2015
Ao meu filho Arthur que, mesmo sem saber, me faz ressurgir das cinzas cada vez que vejo um sorriso estampado no seu rosto. Aos colegas da faculdade e aos professores com os quais compartilhamos bons momentos, novas experiências e descobertas.
1 INTRODUÇÃO
Desde o momento do nascimento, o homem possui a necessidade de aprender. Inicialmente para a sobrevivência, depois para seu crescimento e evolução. A busca por novas experiências, a inovação, a renovação de seus conceitos e o desejo de superação marcam o ser humano, e tudo isso começa dentro da família.
Os pais são espelhos para os filhos. Estes vêem suas atitudes e as copiam. A atenção deve ser redobrada porque tudo que os adultos estiverem realizando as crianças estão sempre observando e as querem fazer também. Sendo assim, bons exemplos são necessários e vitais.
Além da relação familiar, que é de extrema importância na vida da criança, o que ela observa na escola também é relevante para sua formação. A partir do momento em que ela presencia o bom exemplo de seus pais e dos integrantes da equipe escolar, há reflexos na construção do seu saber. Sendo assim, a participação da família na educação formal dos filhos é um fator determinante para o sucesso do aluno na sua vida escolar.
Portanto, essa integração do aluno x família x escola contribuirá para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo em