Sociedade de consumo
Nome dos Alunos: Camila Knak Dornelles; Deise Tatiane Ferreira Camargo; Eliane de Lima; Jennifer Colman motta; Katiele Mariana de Aquino; Vanissio Padilha; Juliane Borzzatto dos Santos; Rodrigo Dall'amaria Soffiatti; Bruna da Silva Monteiro.
Nome do Professor: Carmem Castro
Resumo: O consumo define nossa identidade social, hoje o que consumimos nos define, define quem somos na sociedade e a que grupo pertencemos. Ao mesmo tempo o consumo se tornou uma forma de Individualismo, consumimos conforme nossas preferências individuais. A uma grande influencia da publicidade na sociedade de consumo atual, a publicidade nos induz ao consumo excessivo de bens muitas vezes desnecessários. É preciso entender que há uma diferença entre consumo e consumismo. Precisamos pesar o que, de fato, é realmente necessário do que é apenas para o prazer de consumir.
Palavras-Chave: Sociedade; Consumo; Publicidade.
1. Consumo e identidade social:
A antropóloga Lívia Barbosa diz que consumo é constitutivo do modo de se viver da vida social. Todo bem de consumo tem o objetivo de reprodução física, mas sobre tudo nos produzimos socialmente. Consumo é o conjunto de práticas de consumo que ajudam a estabelecer nossa identidade como seres sociais. O consumo define nossa identidade em qualquer lugar ou tempo na história. Todo bem material tem um significado, portanto é capaz de comunicar e que se constituem diferentemente nas sociedades. Então consumo fala de afeto, história e fronteiras entre sociedades, um processo enraizado da vida cotidiana. Coexistem duas dimensões em qualquer objeto que consumimos. A dimensão funcional, a utilidade, e dimensão expressiva, o significado, elas estão intrinsecamente ligadas. Por exemplo: roupas tem função de aquecer e proteger, mas também em uma determinada sociedade significa algo que expressa o que a pessoa é. Em algumas sociedades ocidentais mais tradicionais, orientam e pré estabelecem o consumo, dominam e sujeitam os