A arquitetura na vida de Oscar Niemeyer
ARTES
SÃO PAULO
2013
OBJETIVO
O Presente trabalho tem por objetivo tratar sobre a vida e a obra do arquiteto Oscar Niemeyer. Elencando as obras de maior destaque, bem como a inovação e criatividade em suas arquiteturas.
JUSTIFICATIVA
O renomado Niemeyer abrilhantou a arquitetura por não ter afinidade com o ângulo reto, colocando a disposição do mundo obras-primas arrojadas que promoveram novas formas arquitetônicas dentro dos centros urbanos.
RESUMO
Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro em 1907, viveu sua adolescência normalmente, não muito preocupado com os estudos, apenas terminou o ensino médio com 21 anos, logo depois nesse mesmo ano se casou com Annita Baldo, com quem teve apenas uma filha, que lhe deu cinco netos, treze bisnetos e cinco trinetos. Um ano depois de casar-se, se matriculou na Escola de Belas Artes, anos depois saiu formado Engenheiro Arquiteto. Existiam dúvidas em Niemeyer referente à arquitetura, ele nunca quis fazer uma arquitetura “comum” como vemos hoje, por conta disso resolveu trabalhar voluntariamente, sem receber salário algum no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão. Niemeyer então começou as suas obras juntamente com Lúcio e Carlos, os projetos criados em grupo já chamava a atenção das pessoas, e a partir daí foi chamado para fazer a sua primeira obra individual, depois disso nunca mais parou, foi uma obra atrás da outra que lhe rendeu o seu primeiro trabalho internacional.
Em seus trabalhos havia muita admiração, mas também muitas criticas do público. Niemeyer fez obras em todo o Brasil, varias obras chegaram a se tornar símbolo de algumas cidades, como por exemplo, o prédio do COPAN que se tornou símbolo da cidade de São Paulo.
A Capital do Brasil foi “criada” por Niemeyer, o projeto começou em 1956