Historia de oscar niemeyer
OSCAR NIEMEYER: VIDA E OBRA DO “ARTISTA DO CONCRETO”
INTRODUÇÃO
Oscar Niemeyer foi, além de tudo, um artista ímpar. Em toda a sua vida, se dedicou à sua profissão como se fosse parte de seu corpo. Em mais de um século de vida, projetou inúmeras obras e as produziu de forma única. Dono de uma bagagem sem igual de admiradores, o arquiteto brasileiro deixou sua marca em todo as cantos do mundo e, sem duvida perpetuou sua imagem na mente de todos os admiradores de seu estilo.
Ele foi, para muitos, o maior arquiteto do século XX. De seus braços saíram as novas formas de arquitetura que revolucionaram a concepção urbana no século passado. Era considerado um senhor de muitas curvas e dono de um gênio que levou o mundo a admirá-lo e respeitá-lo.
“LINHA DO TEMPO”
1907: Nasce na cidade de Rio de Janeiro, Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho
1928: Oscar Niemeyer casa-se com Anita Baldo
1929: Matricula-se na Escola de Belas Artes, no Rio de Janeiro e de lá se forma como engenheiro arquiteto.
1936: No escritório de Lucio Costa, fez parte da equipe que ficou responsável pela realização do projeto do franco-suíço Le Corbusier para o prédio do Ministério de Educação e Cultura, que é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira.
1937: Sua primeira obra foi construída. Se chama “A obra do berço”, feita no Rio do Janeiro.
1940: O então presidente de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, convidou Niemeyer para criar o Conjunto da Pampulha, obra favorita do arquiteto.
1950: saia dos papéis de Lúcio Costa o projeto do presidente recém-eleito, Juscelino Kubitschek.
1960: Inauguração de Brasília e da Catedral Metropolitana de Brasília. Sobre a Catedral, Niemeyer diz: “Não queria uma catedral qualquer, baseada na escuridão[...]. Com as curvas sendo levadas ao céu, o crente sentiria uma ligação maior com Deus.” 1964: Período do Golpe Militar, do qual Oscar teve de depor para o DOPS. Nesse