John dalton
Dentre os vários modelos de átomos que apareceram ao longo do tempo, talvez o primeiro de grande importância tenha sido o de Dalton, formulado no início do século XIX.
Ele mencionou pela primeira vez sua teoria em 21 de outubro de 1803, numa palestra na Sociedade Literária e Filosófica de Manchester. Ela só foi publicada quatro anos mais tarde, por seu amigo Thomas Thomson, após ouvir a teoria em 1804 do próprio Dalton. Em 1808 foi a vez de Dalton publicar New System of Chemical Philosophy: três volumes que reuniram sua teoria a respeito do tema.
Thomson descreveu de maneira detalhada a teoria de Dalton, utilizando a palavra átomo e os símbolos inventados por ele para representar os átomos de sua teoria. Observou-se nesta época que Dalton foi além de Lavoisier, considerado o pai da Química, e ficou conhecido por nomear e simbolizar os elementos químicos.
Os símbolos de Dalton não são mais utilizados, por serem complicados, mas não foi apenas essa a sua contribuição. Também foi responsável por correlacionar os pesos relativos das unidades fundamentais dos elementos químicos com as combinações que estes apresentavam em seus compostos. Por exemplo, ele considerou que todas as partículas de hidrogênio ou de oxigênio, existentes em quaisquer compostos desses elementos seriam iguais em peso, tamanho e forma, da mesma maneira que qualquer partícula de água seria igual a qualquer outra partícula de água. Esta ideia nos parece simples atualmente, mas era revolucionária naquele tempo.
Nem tudo foi fácil para Dalton. Sua teoria atômica, por exemplo, não teve uma aceitação rápida e universal. Apesar de contar com o apoio de importantes cientistas da época - como Berzelius e o