Projetor de perfil
Introdução 2
Função do Projetor 2
Tipos de Projeção 2 Projeção Diascópica 3 Projeção Episcópica 3
Prática 3
Conclusão 4
Bibliografia 4
Introdução
Os meios óticos de medição foram empregados, no início, como recurso de laboratório, para pesquisas etc. Pouco a pouco, foram também conquistando a indústria, na qual resolvem problemas, facilitam a produção e melhoram a qualidade dos produtos. Hoje, os projetores já trabalham ao lado das máquinas operatrizes ou, muitas vezes, sobre elas, mostrando detalhes da peça durante a usinagem.
Função do Projetor
O projetor de perfil é utilizado para verificação de peças pequenas e de formato complexo, ele amplia a imagem da peça em sua tela de vidro, conforme “Figura 1”.
Figura 1
O projetor possui uma mesa de coordenadas móvel, com dois cabeçotes micrométricos, além da tela rotativa e graduada de 1° a 360°, tendo resolução de 10’.
Tipos de Projeção
De acordo com as necessidades de medição o operador do projetor pode optar pela Projeção Diascópica (Figura 2) ou pela Projeção Episcópica (Figura 3).
Figura 2 Figura 3
Projeção Diascópica
Utilizada para medição de peças com contornos especiais, como pequenas engrenagens e roscas, este tipo de projeção utiliza do condensador para focar a imagem, no qual um raio de luz transpassa a peça e projeta o perfil da mesma.
Projeção Episcópica
Este tipo de projeção é utilizado para que possamos verificar a superfície da peça, assim é possível analisar gravações e acabamentos superficiais. Para que a imagem não fique distorcida, o projetor possui diante da lâmpada um dispositivo óptico chamado condensador. Esse dispositivo concentra o feixe de luz sob a peça. Os raios de luz, não detidos por ela, atravessam a objetiva amplificadora. Desviados por espelhos planos, passam, então, a iluminar a tela, (Figura 4).
(Figura 4).
Prática
Na prática nós medimos o ângulo do filete de uma rosca, resultando em