John Dalton
John Dalton (1766-1844), tentava explicar os aspectos relacionados às reações químicas. Seguindo a ideia de Lavosier, de que gases são formados por corpúsculos, e para diferencia-los, teria que levar em consideração a massa de cada átomo. Desta maneira, atómos de gases difentes tem massas diferentes, e de gases iguais tem massas também iguais, além disso, a massa de um composto seria definida pela soma das massas dos átomos de cada elemento que o compõe.
Para ele, os átomos não podiam ser divididos ou transformados, eram as menores partículas indivisíveis existentes. Dalton explicava as reações químicas como resultado de diferentes uniões entre os átomos.
Segundo Dalton:
Toda matéria é composta por átomos;
O átomo é indivisível e indestrutível;
Os átomos de um mesmo elemento são identicos, átomos de elementos diferentes tem propriedades diferentes;
Os compostos se formam atravéz da combinação de diferentes átomos;
Os átomos não são transformados durante uma reação química.
O modelo atômico de Dalton foi comparado ao uma bola de bilhar, porque não considerava elétrons, prótons, etc e pelo fato de ser considerado maciço e indivisível.
Esta ideia foi aceita e mantida até a descoberta dos isótopos em 1921.
A teoria de Dalton sobre os átomos permitiu explicar a formação de moléculas atravéz da combinação de átomos. Ele mostrou que as combinações químicas acontecem quando existe algumtipo de ralação entre as substâncias, por exemplo, uma molécula de água tem o mesmo peso atômico que outra e é formada por dois átmos de hidrogênio de pesos iguais, juntos a um átomo de oxigêneo de peso igual em qualquer combinação.
A partir desta lei, Dalton estimou o valos das massas de outros elementos, formando uma lista de 21 elementos.
Com os materiais que possuía na época para trabalhar, não pode nos fornecer valores precisos, mas sua obra “ O Novo Sistema de Filosofia Química ” publicado em 1808, fez revolução na ciência.
Conteúdo do