Delicias da criação
Justificativa: Ao observar a alimentação dos alunos, verificamos o excessivo consumo de salgadinho, bolachas recheadas e a ausência de frutas. Atualmente o número de doenças causadas pelo péssimo hábito de alimentação tem aumentado.
Por isso, um projeto a cerca desde assunto poderá provocar mudanças na atitude, contribuindo para uma vida mais saudável. Essa mudança no hábito alimentar, incentivando o consumo de alimentos saudáveis contribuirá para o crescimento e boa saúde.
Objetivos: Reconhecer Deus como criador de todas as coisas.
Identificar alimentos saudáveis e utiliza-los em sua alimentação.
Promover o consumo de frutas, verduras e legumes.
Entrar em contato com textos de gênero diferentes como listas de frutas e receitas.
Observar as cores, perceber os sabores e texturas dos alimentos.
Conhecer a necessidade de higienização dos alimentos e das mãos. Diferenciar as características dos alimentos, enfatizando salgado/doce/quente/frio...
Áreas: Linguagem matemática, Linguagem artística, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade.
Matemática: Gráfico, quantidade, classificação, agrupamento.
Linguagem artística: Atividade com papel amassado, Massinha de modelar, desenhos, receitas criativas, confecção de painel, manipulação de frutas e verduras.
Linguagem oral e escrita: Histórias, rodas de conversas, letras de músicas, rótulos de produtos alimentícios, vídeos educativos.
Natureza e sociedade: Importância dos alimentos para o nosso organismo, Observação dos processos de produção de alguns alimentos.
Atividades: Elaborar um questionário, perguntando o que comem no almoço/janta/lanche. Qual a preferência, etc.
Manipular as frutas e verduras.
Histórias que envolvam alimentação, (Sopa de pedra, da Bia Bedran. A cesta de dona Maricota, Poema Laranjeiras e o Conto do garoto que queria comer de cabeça para baixo); Estimular as crianças a observarem as cores dos alimentos e suas texturas. Ex. purê de