Aristoteles
FILOSOFIA ARISTOTELICA
As formas são imanentes na experiência; é dedutiva, o ponto de partida da dedução é tirado mediante o intelecto da experiência.
A filosofia, pois, segundo Aristóteles, dividir-se-ia em teorética, prática e poética, abrangendo, todo o saber humano, racional. (SLIDES)
Aristóteles é o criador da lógica, é denominada por ele analítica. Sob o ponto de vista metafísico, o objeto da ciência aristotélica é a forma, como idéia era o objeto da ciência platônica. Para Aristóteles, a lógica não é ciência e sim um instrumento (órganon) para o correto pensar. O objeto da lógica é o silogismo. (termo proveniente do grego antigo e significa “raciocínio”) Silogismo é um argumento constituído de proposições das quais se extrai uma conclusão. Apenas de observar a forma como foi constituído
A filosofia aristotélica é dedução do particular pelo universal, explicação do condicionado mediante a condição, porquanto o primeiro elemento depende do segundo. Em contrapartida, a indução nada mais é que a abstração do conceito, vai do Universal ao Particular.
Paideia - a palavra paideia (de paidos - criança) significava simplesmente "criação de meninos". O termo também significa a própria cultura construída a partir da educação. Era o ideal que os gregos cultivavam do mundo, para si e para sua juventude. Uma vez que o governo próprio era muito valorizado pelos gregos, a Paideia combinava ethos (hábitos) que o fizessem ser digno e bom tanto como governado quanto como governante. O objetivo não era ensinar ofícios, mas sim treinar a liberdade e nobreza. Paideia também pode ser encarada como o legado deixado de uma geração para outra na sociedade. “Kalos Agathos”