Mac- niteró
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Explicação Necessária
Oscar Niemeyer (2006)
"Como é fácil explicar este projeto!
Lembro quando fui ver o local. O mar, as montanhas do Rio, uma paisagem magnífica que eu devia preservar.
E subi com o edifício, adotando a forma circular que, a meu ver, o espaço requeria.
O estudo estava pronto, e uma rampa levando os visitantes ao museu completou o meu projeto. "
A História do Início
O MAC de Niterói é o produto mais recente da evolução niemeyeresca: parece a síntese de todas as conquistas que, desde as antigas catedrais, levaram avante a audaciosa vontade de dominar o espaço construído e a paisagem da Terra.
“Em 1991 o arquiteto Oscar Niemeyer e o prefeito Jorge Roberto Silveira, procuravam na orla marítima um terreno adequado ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói.”
O prefeito Jorge Roberto Silveira, encarrega Ítalo Campofiorito, de convidar Oscar Niemeyer para ver se ele aceitaria fazer um museu de arte contemporânea em Niterói.
No dia 15 de julho, o Arquiteto Oscar Niemeyer e o Prefeito apresentaram à imprensa o anteprojeto arquitetônico: belo e absolutamente surpreendente, já resolvido, na escala paisagística e na forma-estrutura de concreto armado.
A obra foi inaugurada no dia 2 de setembro de 1996.
O MAC é criação e decisão do arquiteto Oscar Niemeyer e do prefeito Jorge Roberto Silveira. A história crítica sempre se funde com a história monumental ou mítica, guardando-se o resto na história que Nietzsche chamava de antiquária.
Ambientação do espaço arquitetônico foi feita por Dôra Silveira.
Juntaram-se para a museologia, a teoria e a pesquisa, a arte-educação e a administração: Marcia Müller e Rose Miranda, Luiz Camillo Osorio e Guilherme Vergara, Sandro Silveira, Ricardo Brugger e Manoel Vieira, Telma Lasmar e Alexandre Vasconcelos. Peter Gasper trouxe a sua alquimia luminosa e Anna Maria Niemeyer os móveis.
Com Oscar Niemeyer, veio