Resenha
Resenha
Prof. Gilberto Cavicchioli
O MELHOR DE PETER DRUCKER – O homem
CRISTIANE DOURADO
São Paulo
Abril/2012
Do capitalismo á sociedade baseada no conhecimento
O capitulo um relata as mudanças da sociedade em sua reorganização, surgindo uma sociedade pós-capitalista, no qual terá capacidade para transformar ainda mais os cenários político, econômico, social e moral no mundo.
As mudanças estão cada vez mais atuais e esta certa que a nova sociedade terá como principal recurso o conhecimento, resultando na sociedade de organizações. Desde a 2ª guerra o conhecimento esta se transformando no único fator de produção, ofuscando o capital e a mão de obra.
Em meados de 1700 na Revolução Industrial, a tecnologia foi inventada, e com isso a Enciclopédia – um dos livros mais famosos e importantes da história. Assim o não-aprendiz poderia ser um tecnólogo, tendo contato com o conhecimento de forma organizada e sistemática, além da experiência.
Com a Revolução da Produtividade, o conceito de proletariado foi perdendo a força e assim surgiram os trabalhadores produtivos, os não braçais. A aplicação do treinamento ao trabalho que surgiu com o F.W. Taylor, um homem rico e instruído, levou um aumento da produtividade.
A sociedade passava por mais mudanças, no qual o conhecimento esta sendo aplicado ao conhecimento, surgindo assim a Revolução da Administração. A revolução espalhou-se pelo o mundo, sendo o conhecimento aplicado a ferramentas, a processos, a produtos e também aplicado ao trabalho.
Atualmente o significado do conhecimento é a informação que se efetiva em ação, ou seja, informação e ação com resultados. Com a mudança do conhecimento tem dado o poder de criar uma nova sociedade com o próprio conhecimento, porém precisa ser estruturada e com pessoas