O texto
O Esquema corporal é um elemento básico indispensável para a formação da personalidade da criança. É a representação relativamente global, científica e diferenciada que a criança tem de seu próprio corpo.
A própria criança percebe-se e percebe os seres e as coisas que a cercam, em função de sua pessoa. Sua personalidade se desenvolverá graças a uma progressiva tomada de consciência de seu corpo, de seu ser, de suas possibilidades de agir e transformar o mundo à sua volta.
A criança se sentirá bem na medida em que seu corpo lhe obedece, em que o conhece bem, em que pode utilizá-lo não somente para movimentar-se mas também para agir.
Uma criança que se sinta bem disposta em seu corpo é capaz de situar seus membro s uns relação aos outros fará uma transposição de suas descobertas: progressivamente localizará os objetos,as pessoas, os acontecimentos em relação a si depois entre eles.
A estruturação espaço –temporal fundamenta-se nas bases do esquema corporal sem o qual a criança, não se reconhecendo em si mesma, só muito dificilmente poderia aprender o espaço que a rodeia.
Podemos considerar duas faces de um mesmo fenômeno: * O conhecimento de seu corpo, a unidade de suas diferentes partes e a possibilidade de agir; * A facilidade ou a dificuldade de ser em reconhecer-se, aceitar-se, responsabilizar-se por si.
Alem disso a forma como o sujeitos se expressa com o corpo traduz sua disposição ou sua indisposição nas relações com coisas e pessoas. Esses aspectos psicológicos, muito importante, ajuda-nos a identificar melhor certas perturbações devidas a fatores afetivos. Chama também nossa atenção para a possibilidade de melhorar a vida social e afetiva das crianças, tornando precisas suas noções corporais e fazendo com que adquiram gestos precisos e adequados.
Etapas do desenvolvimento do esquema corporal: * Corpo vivido;
O objetivo nesta etapa é levar a criança a dominar seus movimentos e a perceber seu corpo