A antropologia e o Pequeno Principe
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
NATÁLIA FERNANDES RESENDE
O PEQUENO PRÍNCIPE E A ANTROPOLOGIA
UBERABA-MG
2013
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relacionar o livro “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry com textos e filmes estudados e discutidos na matéria de antropologia, do curso de Bacharelado em Psicologia, na Universidade Federal do Triangulo Mineiro.
Entre os textos da matéria estão: Projeto e Metamorfose: antropologia das sociedades complexas, Individualismo e cultura, Mito e Significado, Raça e História, As formas elementares da religião, O Feiticeiro e sua magia, Medos Corriqueiros e Sociabilidades, Ensaios de Sociologia, Cultura Popular na idade média e no Renascimento. O Contexto de François Rabelais, Os Estabelecidos e os Outsiders, O uso dos prazeres. E os filmes: Crash, no limite; Mutum; Vidas Cruzadas; A vida de David Gale.
O livro escolhido para relacionar com o conteúdo didático traz um personagem principal que convida os leitores para olhar de outro jeito para o planeta que habitamos, cheio de presentes da natureza. Todos eles revelam segredos quando os observamos com o olhar cristalino de uma criança. O autor procura a criança que existe em cada individuo.
2. DESENVOLVIMENTO
O que é cultura? Cultura é um conjunto de costumes, tabus, valores, modos de vida de um povo. Mas toda cultura é manifestada de modo singular pelos indivíduos, caracterizando assim uma dimensão subjetiva. Existem várias culturas, depende do meio onde se vive, e dos meios de informação que são disponíveis para um determinado povo ou país, como: revista, livros, tipos de música. Depende do gênero de cada meio.
No livro O Pequeno Príncipe, o narrador conhece um garoto loiro com um cachecol vermelho que mostra a ele o valor das coisas simples da vida do dia a dia. O Pequeno Príncipe conta ao narrador as aventuras de sua viagem por vários planetas