A América Antes De Colombo
Na maioria dos livros didáticos de história pouco se é falado sobre os povos que viveram na América, o que é relatado nestes sempre estão direcionados a chegada dos Europeus no “novo mundo” e as suas expansões marítimas.
Culturas e técnicas
Mesmo hoje, se considerando os critérios europeus, as culturas americanas pré-colombianas impressionam muito pelas suas realizações.
Muitas delas estavam prestes a desenvolver um sistema preciso e funcional de escrita com grande capacidade de utilização prática. O que demonstra unificação do conhecimento e domínio da própria língua combinados a necessidade de deixar relatos para as futuras gerações.
Alguns metais já eram trabalhados e nada impediria o avanço da metalurgia. Entre variados aspectos podemos citar as suas observações astronômicas, que resultaram em calendários extremamente precisos e úteis.
Possuíam extremo conhecimento referente à agricultura, onde plantar, como plantar, climas e terras apropriadas para o cultivo de determinada especiaria, sem falar nas técnicas agrícolas de alto nível que permitiam a estes plantar coisas como: batata, milho, feijão, tomate, abóbora, pimenta, mandioca, cacau, algodão, amendoim e muitos outros produtos, cultivando centenas de variantes destes em diversas altitudes no mais variados ambientes e climas.
Possuíam um poder centralizado e uma grande organização política e social. Manutenção das cidades, criação de governos, burocracias e religiões sistematizadas e complexas. Estes se reunião para discutir problemas relacionados ao meio, como: Uma solução para problemas à irrigação, à construção de monumentos e palácios.
Estes também tinham variantes gramaticais em sua língua, falando designando quem está perto, longe, sentado, em pé, deitado e etc.
E não para por aí, quanto mais nos aprofundarmos no estudo dessas civilizações, mais impressionados ficaremos com os diversos aspectos existentes em sua cultura e em sua tecnologia.
Processos Interrompidos