colonização e exploração da América
A América recebeu seu nome não em homenagem a Colombo, mas a Américo Vespúcio. Vespúcio, que era um mercador e navegante italiano, foi uma das primeiras pessoas a se dar conta de que a terra descoberta por Colombo não fazia parte da Ásia.
Explorações feitas em navios
Vikings
É provável que Colombo não tenha sido o primeiro europeu a chegar à América. Alguns vikings do norte da Europa viajaram para a costa do atual Canadá por volta do ano 1000 d.C. Mas eles não permaneceram lá.
Colombo
Na época de Cristóvão Colombo, os europeus já tinham viajado até o Oriente e percorrido muitas partes da Ásia. Muitos outros europeus apreciavam os tecidos, as especiarias e os remédios trazidos do Oriente por exploradores e desejavam mais desses artigos. Mas a viagem até a Ásia era longa e cara. Os europeus instruídos sabiam que o mundo era redondo. Por isso, pensavam que, velejando para o oeste, conseguiriam encontrar uma rota mais curta para a Ásia.
Entre 1492 e 1504, Cristóvão Colombo fez quatro travessias de ida e volta no oceano Atlântico. Ele chegou às ilhas da América Central hoje conhecidas como Antilhas, e também esteve no solo continental, na América Central e na América do Sul. Colombo nunca chegou à Ásia, mas suas viagens inspiraram muitos outros a continuar tentando alcançá-la por meio da navegação para este lado do mundo.
Magalhães
O português Fernão de Magalhães realizou o que Colombo tinha sonhado fazer: encontrou uma rota marítima até a Ásia viajando para o oeste. Ele navegou ao longo da costa sul-americana a partir do Brasil e, em 1520, contornou o extremo sul da Argentina e do Chile, entrando no oceano