historia
Unidade I: A Modernidade na Península Ibérica
1.2.1. Dificuldades do século XV Ibérico: Espanha de Conquistada à Conquistadora. A Descoberta
TEXTOS:
- THEODORO, Janice. “Colombo: entre a experiência e a imaginação.” In: América Barroca. Tema e Variações. Editora Nova Fronteira/EDUSP: São Paulo. 1992:37-51.
O’ GORMANN, Edmundo. “El proceso de invención de América”. In: La invención de América. Fondo de Cultura Económica: México. [1958], 2006:101-173.
1) Saliente os aspectos da personalidade de Colombo, apontado por Janice Theodoro e analise como estas características condicionaram o processo da “descoberta da América”.
Colombro era um homem com muita perseverança e extremamente carismático e foi com esse carisma que conseguiu fazer com que vários homens o seguissem em uma viajem a qual não sabiam se voltariam com vida. Ele acreditava firmemente em suas próprias convicções, possuía um imaginário extremamente forte e inabalável e devido a isso ao chegar no continente acreditou, sem duvida alguma, que havia chego as índias. Ao voltar a Europa e contar sobre seu grande feito acaba criando uma “América” rica e inverosímil que agrada aqueles que o escutam. Nesse momento mesmo que uma boa parte das pessoas e ele mesmo tenham acreditado que ele havia chego nas índias, na realidade ele estava lhes apresentando um “mundo” completamente novo um território que ele havia sem nem mesmo perceber acabado de descobrir. 2) Diferencie o fato [chegada dos europeus na América], o personagem [Cristóvão Colombo] e a conjuntura no processo de descobrimento, considerando as características de experiência e imaginação.
O imaginário de colombo foi um dos principais atributos para o “descobrimento da América” como o próprio texto da Janice Theodoro diz a América já