A agua
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.
A água nos dias atuais.
Nos dias atuais,a água vem sendo tema de muitas discussões,devido pesquisas que indicam que a água potável vai acabar.
A terra é o único planeta do sistema solar que contém uma superfície com água,e é por esse motivo o único planeta a ter vida.A água é utilizada pelo homem para consumo próprio,para a agricultura e também para os animais,mas apenas 1% de toda a água do planeta pode ser utilizada.
O próprio ser humano polui e desperdiça a água,esquecendo que no futuro ele precisará dela.No mundo atual 5,3 milhões de pessoas morrem pela água de má qualidade que transmite doenças.
É necessário que cuidemos deste bem tão precioso afinal a água é o ouro líquido do planeta.
Chuva ácida.
A verdade é que a chuva já é naturalmente ácida devido à presença de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Com um pH em torno de 5,4, a chuva comum não traz nenhum prejuízo ao homem ou à natureza. Isso porque, a acidez é baixa. (A escala utilizada para medir o pH vai de 0 a 14, sendo que 7 é o pH neutro. Acima disso, é básico e abaixo é ácido. Quanto mais baixo, mais ácido.) O problema, é que com a queima de combustíveis fósseis, como o petróleo, e o aumento considerável do acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera (além do normal) fazem com que o pH da chuva caia para algo entre 5 e 2,2 e se torne extremamente nociva ao homem e à natureza.
A chuva ácida ocorre quando existe na atmosfera um número muito grande de enxofre (SO2) e óxidos de nitrogênio (NO, NO2, N2O5) que, quando em contato com o hidrogênio em forma de vapor, formam ácidos como o ácido nítrico