A Agroindústria e Desmatamento no Estado de São Paulo
Departamento de Hidrobiologia
Engenharia de Produção
Agroindústria e Desmatamento no Estado de São Paulo
São Carlos, 26 de Outubro de 2010
Conceito de Agroindústria
No século XIX o principal produto agrícola era o café. Não havia mecanização, tecnologia empregada no processo. Foi somente a partir da década de 80, que o Brasil começou a intensificar a exportação de seus produtos, dos quais eram exigidos maiores níveis de qualidade e manufatura. É nesse aspecto que se consolida a relação agricultura-indústria: com a valorização de produtos beneficiados nos países importadores. Através desse fator, houve também a intensificação da mecanização nas culturas.
Cana-de-açúcar
O produto que mais se destaca, em termos de produção, na agroindústria no Estado de São Paulo é a cana-de-açúcar. O clima tropical do país colabora para o cultivo deste produto. Da cana-de-açúcar pode-se obter o açúcar refinado, um bem essencial a todas as pessoas, o álcool combustível e o comum, utilizado nas residências. Por esses motivos, escolhemos a cana como foco de nossa apresentação relacionada à agroindústria, ficando em segundo plano a citricultura, vice em produção segundo o gráfico abaixo com dados fornecidos pelo Governo Estadual em 2010.
O percentual de cana no Estado é atualmente 17%, o que equivale a uma área de 42.249 km² de todo o Estado (248.600 km²). Isso fica visível pela região esverdeada no mapa abaixo, representando área de cultivo, e pelos pontos vermelhos, áreas de expansão. Tais áreas de expansão representam não somente maior produção de cana como também aumento do desmatamento no Estado devido ao cultivo. Fica implícito que toda a região esverdeada também foi demarcada pelo desmatamento.
Fonte: CANASAT 2006 A seguir será mostrada uma tabela dos principais municípios usineiros,