Análise do Desmatamento Autorizado em Quatro Municípios do Sudoeste Goiano
Resumo
O presente estudo tem a finalidade de analisar o desmatamento autorizado do cerrado em quatro municípios do sudoeste goiano (Mineiros, Portelândia, Chapadão do Céu e Serranópolis) onde será usado SIG - Sistemas de Informações Geográficas e geoprocessamento para comparar as imagens de satélite com as autorizações de desmatamento expedidas pelo órgão competente nos períodos de 2006 a 2008. Será analisado se houve desmatamento maior do que o autorizado, infringindo assim a Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965 (BRASIL, 2003a), entre outras medidas, determina a criminalização do desmatamento, e em seguida analisar através das imagens de satélite os desmatamentos sem autorização nesses municípios. O trabalho será desenvolvido em duas fazes: a primeira será a comparação das imagens de satélites com as licenças de desmatamento autorizado e a segunda será a análise do desmatamento ilegal através das imagens de satélites dos quatro municípios.
Espera- se através deste trabalho fornecer informações e subsídios a futuros estudos e programas de recuperação e fiscalização conscientizando as autoridades competentes a se empenhar ao máximo para uma maior fiscalização dos desmatamentos autorizados e dos ilegais, pois os desmatamentos sem autorização vêm, cada vez mais, oferecendo riscos à conservação desse Bioma.
Palavras-chave: Desmatamento, imagens de satélite, autorização
Introdução
A região sudoeste de Goiás é formada por 26 municípios, é uma região com enorme potencial na produção de grãos e tradicionalmente grande importância na pecuária de carne, leite e agroindústria. O sudoeste goiano é responsável pelo maior percentual do desmatamento no estado.
De acordo com o relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Planeta