Agroindustria da soja
A agroindústria da soja é algo que a cada dia tem mostrado maior importância no Brasil e no mundo, tanto economicamente quando ambientalmente. Apesar da tendência natural ser da industrialização das cadeias produtivas, a agroindústria da soja mostra a todos que sua presença não só é vantajosa como benéfica para o país, principalmente para o Brasil. No entanto, como qualquer atividade econômica, existem impactos ambientais relacionados e causados por essa cadeia; impactos esses que devem ser reconhecidos, analisados e mitigados. Assim, este trabalho surge da necessidade de se fazer esta relação entre a Agroindústria da Soja e seus impactos ambientais, de forma a criar uma opinião critíca e a analítica sobre o assunto bem como incentivar a busca por soluções adequedas e sustentáveis para os impactos ambientais encontrados.
Palavras-chave: Agroindústria da soja. Impactos Ambientais. Mato Grosso. Desmatamento.
2. Introdução
Originária da China, a soja é o principal grão oleaginoso cultivado no mundo e o principal grão do agronegócio brasileiro. Com uma produção anual mundial de aproximadamente 260 milhões de toneladas, 69 milhões apenas no Brasil, tornou-se uma das indústrias mais importantes e com maior crescimento no mundo. No período compreendido entre 1980 e 2005, a demanda total de soja, numa base mundial, expandiu-se em 174,3 milhões de toneladas, ou 2,8 vezes. Tal crescimento é evidenciado não só pela alta das taxas anuais médias de crescimento no Brasil, que passaram de 3% na década de 1980 para 5,6% em 2007, com um pico de 10,4% em 2004/2005, mas também pelo aumento significativo na área plantada de 9,5 milhões de hectares em 1992 para 24,2 milhões de hectares em 2009.
Porém, devido à expansão da soja, muitos problemas ambientais foram agravados e novos foram gerados. Devida a sua cadeia produtiva, problemas como desmatamento, perda da biodiversidade e poluição das águas e dos solos acompanharam o crescimento do agronegócio, gerando