A administra o da a o empresarial
Organização é definida como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente, mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções de planejar, organizar, liderar e controlar.
Organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham juntas e deliberadamente estruturadas em uma divisão de trabalho, para atingir um objetivo comum, quando dizemos que é uma entidade social deliberadamente estruturada queremos dizer que as tarefas são divididas entre seus membros, e a responsabilidade pelo seu desempenho é atribuída a cada um dos membros da organização.
O propósito de toda organização é produzir um produto ou serviço para satisfazer a necessidade do cliente, que pode ser consumidor, usuário, associado ou contribuinte. Daí a busca da qualidade é a força vital de uma organização e a fonte da sua vantagem competitiva.
É uma sociedade em miniatura em que coexistem dois tipos de pessoas: os líderes e os subordinados.
Níveis Organizacionais
O administrador é essencial para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa. Em cada um dos níveis organizacionais (Institucional, Intermediário, Operacional), seu papel é diferente. Identifica os horizontes temporais de decisão que a solução deverá atender. Geralmente um ou mais dentre os seguintes:
Diretoria – a solução deverá suportar a tomada de decisões estratégicas, ou de longo prazo.
Média Gerência – as decisões suportadas atenderão necessidades táticas associadas ao cumprimento de objetivos de médio prazo.
Gestão Operacional – a solução será utilizada para acompanhar as ocorrências do dia a dia da