A abordagem evolucionária da firma
Segundo Aldrich , qual a interação entre os processos genéricos da evolução das organizações?
Segundo Aldrich, a evolução organizacional ocorre com base em quatro processos genéricos: variação, seleção, retenção e competição pelos recursos escassos.
Variação é o processo de mudança nas rotinas e competências organizacionais. A variação pode ser intencional ou cega. Variação intencional ocorre quando os agentes empreendem deliberadamente a geração de novas alternativas e a busca de soluções para problemas vigentes. Variação cega ocorre sem planejamento prévio e caracterizam-se como respostas adaptativas não-intencionais ao ambiente. As variações podem ocorrer no nível intra-organizational, como por exemplo, na forma de programas institucionais de incentivo à inovação ou no nível da população organizational, sendo caracterizado pelas inovações introduzidas por novas organizações.
O segundo processo, conhecido como seleção, caracteriza-se pela escolha seletivas de variações que poderão representar recursos ou legitimidade organizacionais. Os critérios do processo de seleção podem ser internos ou externos. Seleção interna caracteriza-se pela influência de forças internas à organização que pressionam as rotinas e competências organizacionais no sentido da estabilidade e homogeneidade. O processo de seleção externa esta ligado à pressões competitivas, às forças de mercado e à necessidade de conformidade ao ambiente institucional.
Os mecanismos de retenção definem como as variações selecionadas serão preservadas, duplicadas ou reproduzidas de modo que sejam repetidas em situações futuras afim de que seus ganhos sejam apropriados pela organização. Este processo pode ocorrer internamente á organização, na forma de regras, padronização de atividades e especialização. Ou externamente, entre as organizações, através da institucionalização de práticas.
O processo de competição pelos recursos (struggle) também é considerado por