ZYGMUNT BAUMAM
ZYGMUNT BAUMAN
Nascimento 18 de Novembro de 1925 (88 anos)
Poznań
Nacionalidade Polónia
Cônjuge Janina Zytuansk
Filho(s) 3 filhas:
Anna (matemática)
Lydia (pintora)
Irena (arquiteta).
Ocupação Sociólogo
Magnum opus -O Mal-Estar da Pós-Modernidade • Modernidade Líqüida
Escola/tradição Filosofia continental • Marxismo • Pós-modernismo
Tem mais de dezesseis obras publicadas no Brasil, dentre as quais Amor Líquido, Globalização: as Consequências Humanas e Vidas Desperdiçadas. Bauman tornou-se conhecido por suas análises das ligações entre modernidade (controle sobre a natureza, hierarquização burocrática, regras e normatização, categorização, para impor ordem, diminuir entropia social e insegurança) e holocausto (não simplesmente um evento da história do povo judeu, mas característica da modernidade), e pós-modernidade (renúncia característica da modernidade em favor da liberdade, liberdade de comprar e consumir).
ZYGMUNT BAUMAN;INQUIETAÇÕES DA VIDA COMTEMPORÂNEA( O MAL ESTAR DA PÓS MODERNIDADE;
Zygmunt Bauman fala sobre a ansiedade e a angústia que é viver em nossa atual condição sociocultural, marcada por infinitas possibilidades de escolhas e pela falta de solidez e durabilidade. O mundo pós-moderno é marcado pela angústia das possibilidades, das escolhas e da falta de modelos.
Bauman traz a discussão de vários temas aparentemente distantes, mas que convergem em muitos aspectos para o mal-estar da pós-modernidade.
O mundo pós-moderno:
Bauman fala do início do pós-modernismo no século 20, com a passagem da sociedade de produção para uma sociedade de consumo.
- Consumismo como suporte para a manutenção da economia
Sociedade fragmentada – Ele também fala de um processo de fragmentação da vida humana. Que hoje em dia é difícil fazer projetos de vida, pois temos dificuldade de saber o que vai acontecer conosco ano que vem.