ZYGMUNT BAUMAN
Será apresentado através deste, a biografia de Zygmunt Bauman, sociólogo, polonês, escritor, ganhador de diversos prêmios, professor emérito de sociologia das Universidades de Leed e Varsóvia, e considerado um dos intelectuais mais respeitados na atualidade.
Suas obras são marcadas por ideias sobre a sociedade contemporânea na era conhecida como pós-modernidade, que nos faz refletir sobre a situação atual do mundo em que vivemos.
SUMÁRIO
Introdução 3
Zygmunt Bauman
1 Biografia 5
1.2 Instituição Bauman 6
1.3 Modernidade Liquida – Pós Modernidade 7
Conclusão 8
Referências Bibliográficas 9
1. BIOGRAFIA - BAUMAN, ZYGMUNT
Zygmunt Bauman nasceu de pais judeu-poloneses não praticantes em 19 de Novembro de 1925 em Ponza, Polônia. Quando a Polônia foi invadida pelos Nazistas em 1939, ele e seus pais fugiram para a União Soviética. Ele serviu ao exército Polonês na primeira divisão chamada “Red Army”, que na época estava sobre controle dos Soviéticos. Bauman participou das batalhas de Berlim e Kolberg e em 1945, foi premiado com a Cruz Militar de Valentia.
Ainda alistado, ele se juntou a uma organização militar de segurança interna, International Security Corps (KWB) onde serviu de 1945 a 1954 quando foi desonrosamente demitido. Neste mesmo período, estudou sociologia na Academia de Varsóvia de Ciências Sociais, passando a estudar filosofia na Universidade de Varsóvia. Em 1948, casou com sua esposa Janina. Bauman notou a ironia de que devia sua educação e seu casamento devido à guerra.
A campanha antissemítica resultou em uma purga que levou a maioria dos judeus poloneses para fora da Polônia. Bauman foi forçado a renunciar sua nacionalidade e mudou para Israel onde se tornou professor na universidade de Tel Aviv. Posteriormente, passou por Canadá, Estados Unidos, Austrália, até chegar à Grâ-Bretanha e em 1971 se tornou professor titular da