aferição de material volumetrico
Os aparelhos volumétricos devem ser aferidos antes de serem utilizados. Deve-se aferir para verificar se os volumes correspondem aos volumes reais ou se precisam de correção na graduação.
A aferição é realizada mediante a pesagem da quantidade de água nele contida e livrada a uma dada temperatura.
O volume real calculado é obtido através da massa de água obtida pelo fator de conversão correspondente à temperatura de trabalho, conforme a expressão: V=m.f onde m é a massa obtida através da pesagem do material volumétrico e f é o fator de correção, em função da temperatura.
2. Objetivo
O objetivo da prática é realizar a aferição do material volumétrico que será utilazado nas aulas de química analítica experimental.
3. Procedimento Experimental
3.1. Materiais e Reagentes
Balão volumétrico 50 mL e 100 mL
Pipeta 10 mL e 20 mL
Bureta 25 mL
Balança Analítica
Béquer 50 mL e100 mL
Suporte universal com garra
Termômetro
Água destilada
Papel toalha
3.2. Metodologia
Aferição Balão volumétrico: secou-se os balões volumétricos de 50 ml e 100 mL e após estarem completamente secos, colocou-o na balança e anotou-se a massa dos mesmos indicada. Sem encostar diretamente nos balões ( usou-se papel toalha para transporta-los), encheu-se com água destilada até o menisco e mediu-se a nova massa. Verificou-se a temperatura da água para obtenção do calculo do volume.
Aferição Pipeta: Encheu-se as pipetas, previamente limpas, com água destilada um pouco acima do menisco. Limpou-se a parte externa da extremidade livre com papel e esvaziou-se a água até acertar o menisco. Pesou-se o béquer de 50 mL e anotou-se o valor de sua massa, posteriormente escoou-se a quantidade de água remanescente no béquer, pesou-se e anotou-se. Repetiu-se o experimento três vezes para obtenção de resultados próximos.
Aferição Bureta 25 mL: Montou-se o suporte universal com a garra, encheu-se a