Aferição de material volumétrico e estudo da distribuição da massa de “material combustível” em um palito de fósforo
Instituto de Química
LABORATÓRIO 1: Aferição de material volumétrico e estudo da distribuição da massa de “material combustível” em um palito de fósforo.
Nome: Taís Ferreira Maia
Turma: B-Farmácia
Cód. da disciplina: 200930
Data do experimento: 06/04/2015
Professora: Sonia Naomi Nomi
04/2015
Introdução
Os experimentos consistem em aferir o volume real de pipeta e de um balão volumétrico e a massa de material combustível dos fósforos.
Para o aferimento do volume do balão usou-se a pesagem do mesmo vazio, e depois com conteúdo. Para a pesagem da pipeta usou-se depositar o conteúdo dela em um Erlenmeyer previamente pesado.
Para aferir a massa de material combustível de 2 fósforos se impôs uma queima do mesmo em 2 segundos e a pesagem antes e depois da queima.
Além disso usou-se também fórmulas básicas para conseguir dados que se faziam necessários para encontrar os resultados, como por exemplo: V= m/d.
Objetivos
O maior interesse dos experimentos era demonstrar o real volume da vidraria e se esse volume real coincidia com o volume expresso pelos fabricantes, o volume de massa combustível e o volume médio de todos os fósforos vindos de uma mesma caixa, para se identificar uma média de massas entre os palitos de fósforos.
Materiais e Métodos
Foram utilizados para o Experimento 1: balão volumétrico e 1 pipeta volumétrica, 1 erlenmeyer, 1 pêra e 1 balança e água destilada.
Para o Experimento 2: 2 palitos de fósforo e balança.
Experimento 1: O primeiro passo é garantir a limpeza da vidraria, lavando com água e sabão e após enxaguando com água destilada, depois para acelerar a secagem adicionando pequenas quantidades de etanol ou acetona, nesse caso foi usado a acetona. Deixar o balão de boca para baixo para secagem.
O segundo passo foi a pesagem do balão vazio. Sem tocar diretamente no balão, usando um pedaço de papel ou luva, nesse caso um pedaço de papel, coloque sobre a