2013
química geral
e inorgânica caderno de aulas práticas
Jouberto Uchôa de Mendonça Reitor Amélia Maria Cerqueira Uchôa Vice-Reitora Jouberto Uchôa de Mendonça Junior Superintendente Geral André Tavares Superintendente Administrativo Financeiro Ihanmarck Damasceno dos Santos Superintendente Acadêmico Eduardo Peixoto Rocha Diretor de Graduação Ester Fragas Vilas Boas C. do Nascimento Diretora de Pesquisa e Extensão Gilton Kennedy Sousa Fraga Coordenador de Extensão Jane Luci Ornelas Freire Gerente de Educação a Distância Edilberto Marcelino da Gama Neto Diagramador
a pre sen ta ção
Este caderno foi elaborado a partir da nossa experiência profissional, estudos de livros e manuais de procedimentos em dezenas de laboratórios e empresas disponibilizados na Internet. É de conhecimento de todos que quanto melhores forem as condições de trabalho (uso correto de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, equipamentos mais seguros, etc) e o conhecimento adequado das normas de segurança do laboratório o número de acidentes podem ser reduzidos e mesmo minimizados. Com esses objetivos reunimos neste caderno várias informações úteis sobre materiais, equipamentos e procedimentos corretos para as aulas práticas de Química Geral e Inorgânica. Este caderno foi feito para você aluno (a) da Universidade Tiradentes, aproveite-o da melhor maneira possível, e tendo dúvidas procure a orientação do seu professor e do técnico (a) de laboratório.
seguraN Ça Nos laBora tÓrios reCo MeNDa ÇÕes gerais
A grande maioria dos acidentes que podem vir a ocorrer nos laboratório é decorrente da falta de informação sobre as diferentes fontes de perigo assim como também devido a negligência no respeito às normas de segurança. A única maneira de minimizar os perigos associados ao trabalho químico é conhecê-los bem. Cabe ao estudante a obrigação de conhecer as normas de segurança a serem seguidas durante a realização das aulas práticas.