atividade de português
Disciplina: Química Geral e Inorgânica.
Professora: Rita de Cassia Silva luz
Curso: Física (Licenciatura)
Departamento: Departamento de Química
Semestre: 2014.1 Data: 15.04.2014
Discentes:
Relatório Técnico Experimental
Técnicas de medição de volumes em laboratório.
São Luís
2014
1- Objetivo: Conhecer os materiais volumétricos, e as técnicas de utilização desses materiais.
2- Fundamentação teórica: Medir volumes de líquidos faz parte da rotina de um laboratório químico. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem utilizadas em uma analise qualitativa e quantitativa. Por tanto, e necessário saber diferenciar e usar corretamente os materiais volumétricos de modo a reduzir ao mínimo o erro das analises.
Os materiais volumétricos são:
Balão Volumétrico
Pipeta Graduada
Pipeta Volumétrica
Bureta
Proveta
Os Materiais volumétricos nunca devem ser colocados em estufas, pois o calor dilata o vidro, e consequentemente descalibra o material.
PIPETAS
Podem ser de dois tipos: Graduadas ou Volumétricas.
1. Pipetas Graduadas: São providas de uma escala numerada de cima para baixo e geralmente graduada em 0,1 mL. A sucção do líquido deve ser feita através de uma pêra de segurança ou vácuo. Esse tipo de pipeta serve para escoar volumes variáveis de líquido, mas sua precisão é menor que a pipeta volumétrica.
2. Pipetas Volumétricas:
São usadas para transferir um volume único de líquido. As pipetas volumétricas comumente encontradas são de: 1,00 , 2,00 , 5,00 , 10,00 , 15,00 , 20,00 ,
25,00 , 50,00 , 100,00 e 200,00 mL.
Para usarmos esse tipo de pipeta, considerando que ela está limpa, devemos inicialmente enxaguá-Ia duas ou três vezes com pequenas porções da solução a ser usada. Cada porção é posta em contato com toda a superfície interna da pipeta antes de ser escoada.
Finalmente, usando pêra de segurança ou vácuo, a pipeta é enchida com a solução até