Aferição de materiais volumétricos
FARMÁCIA NOTURNO
EXPERIMENTO 01: AFERIÇÃO DE MATERIAL VOLUMÉTRICO (02/09/2013)
ALUNA: CARINA FREITAS FRANÇA
MATRÍCULA: 12/0113244
PROFESSOR: CARLOS MARTÍN INFANTE CÓRDOVA
TURMA: B
RESUMO
Nesse experimento fez-se aferição de materiais volumétricos (balão volumétrico, pipeta e bureta), observando se os valores obtidos se encontravam dentro de um limite estipulado com base em dados estatísticos de margem de erros e observação dos possíveis erros cometidos durante os procedimentos; foi feita a pesagem de um objeto metálico por todos os alunos para posterior análise gráfica da curva gaussiana de sua massa e foi feita o preparo de uma solução de NaOH 0,1M que foi identificada e armazenada.
INTRODUÇÃO
Em química analítica quantitativa há a presença inerente de incertezas, pois nenhum experimento é feito sem que haja erros que interfiram nos resultados. Erros esses que podem ocorrer na medição dos reagentes envolvidos, nos cálculos aplicados ou – segundo Skoog – os erros mais comuns são aqueles causados por calibrações mal feitas dos instrumentos utilizados nos experimentos.
A utilização de materiais volumétricos é imprescindível nos experimentos laboratoriais, os balões volumétricos são usados principalmente na preparação de soluções de concentração conhecida enquanto as buretas e pipetasservem para medir volumes variáveis de líquidos. A calibração desses materiais é feita, primeiramente, obtendo-se a massa de água destiladaa certa temperatura e calculando-se o volume da mesma pelo fator de conversão tabelado correspondente à temperatura que foi aferida no experimento.
Segundo Skoog, a magnitude de um erro envolvido em uma medida pode ser avaliada com a definição de limites entre os quais o valor verdadeiro está inserido. Para isso é necessário repetir o experimento várias vezes; traçar a média aritmética e utilizá-la