Resumo sobre "Tendências e Correntes da Educação Brasileira" - Dermeval Saviani
Tendência = orientações gerais, das quais se desenvolvem determinadas orientações específicas
(correntes). Esta pesquisa as tendências (e suas respectivas correntes) relacionadas à Filosofia da Educação.
São agrupados 4 tendências fundamentais:
1. Concepção “Humanista” tradicional Correntes que derivam de determinda visão do homem
2. Concepção “Humanista” moderna
3. Concepção analítica (tecnicista) [a partir de 1960 começa a ganhar espaço e é claramente predominante à partir 1969]
4. Concepção dialética
“Filosofia da Educação” existe em dois sentidos: como processo e como produto. No entanto, amobos são intimamente relacionados sendo separados apenas abstratamente. Neste texto a ênfase será na filosofia da educação como produto, onde é interpretado e/ou busca imprimir determinado rumo do processo educativo. 1. “Humanista” tradicional: Visão essencialista do homem (homem com essência imutável e a educação se conforma à ela). Existem duas vertentes: (a)religiosa – raízes na Idade Média e manifestações nas correntes do tomismo e neotomismo - (b)leiga – idéia da “naturza humana” , expressão da ascensão da burguesia e instrumento de consolidação da sua hegemonia. A vertente leiga inspirou os sistemas públicos de ensino: laicidade, obrigatoriedade e gratuidade. Dá-se privilégio ao adulto, que é mais completo em relação à criança > educação centrada no educado; no conhecimento.
2. “Humanista” moderna: Visão do homem centrada na existência; vida; atividade, ou seja, natureza humana é mutável e determinada pela existência (existência precede a essência). Como homem é completo desde o nascimento e inacabado até morrer, a educação é centrada do educando (criança), na atividade, na vida.
Educação é admitidas em formas descontínuas! Há 2 sentidos: mais amplo (educação varia pelas difereças existenciais de cada indivíduo) e mais restrito