Aferição de materiais volumétricos (prática 1)
Aferição de materiais volumétricos (prática 1)
No dia 03/02/2014, comandados pela lecionadora da disciplina química analítica, a profª. Ma. Danielle fomos ao laboratório de química da FUNORTE no campus JK para realizarmos experimentos químicos cujo foco era realizarmos aferição de materiais volumétricos. Nessa aula foi necessário o uso de balança analítica e pipetas tanto volumétricas quanto graduais.
INTRODUÇÃO: Em grupo de 4 e 5 integrantes, realizamos experimentos usando a balança analítica para pesarmos a massa do erlenmeyer sem água, e respectivamente com água obtida pela pipetagem, com pipetas de 1, 2, 5,10 e 25ml volumétricas e pipetas de 1, 2, 5 e 10ml graduais .
OBJETIVO: Adquirir habilidades na aferição de materiais volumétricos.
PARTE EXPERIMENTAL:
Materiais utilizados: Água, Béquer, Erlenmeyer, pipetas de 1, 2, 5,10 e 25ml (volumétricas) e pipetas de 1, 2, 5 e 10ml (graduais), balança analítica.
Procedimento experimental: Cada grupo usou béquer comum para armazenar água, em seguida, dois quadros foram desenhados para ilustrar o experimento, no primeiro, representamos o experimento com pipetas volumétricas e no segundo, com pipetas graduais. Nos quadros a divisão medidas ficaram ordem do integrante que realizou o experimento, em capacidade da pipeta demonstramos qual pipeta esse integrante estava usando, o erlenmeyer era o recipiente que colocaríamos a água pipetada (contida no béquer) por isso ele foi pesado vazio e representado no quadro na divisão massa do erlenmeyer, e logo depois pesado com a água e representado no quadro na divisão massa do conjunto (cada integrante realizou o mesmo processo) No quadro ainda havia volume na temperatura ambiente e volume a 20ºC mais tarde completados por resultados obtidos pela formula D = M/V (levando em consideração os erros por não termos trabalhado com materiais adequados).
RESULTADOS:
Pipetas Volumétricas
Medida
Capacidade da pipeta (ml)
Massa do Erlenmeyer (g)