Relatório de fisico quimica - soluções
RELATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA Soluções
São Gonçalo 2014-setembro
INTRODUÇÃO
Solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas é bem pequena. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo, por ser impossível separar o disperso do dispersante por processos físicos.
As soluções são compostas por moléculas ou íons comuns. Podem envolver sólidos, líquidos ou gases como dispersantes (chamados de solventes – existentes em maior quantidade na solução) e como dispersos (solutos).
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de solvente, quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. É comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
OBJETIVO Aprender a preparar diversos tipos de soluções (ácidas, básicas e neutras); familiarizar-se com os materiais do laboratório, (vidrarias e reagentes para o preparo de soluções) e fazer tudo isto utilizando as principais unidades de concentração.
MATERIAIS UTILIZADOS
Materiais
- Balança analítica;
- Balão volumétrico de 100 ml;
- Bastão de vidro;
- Béquer de 100ml;
- Funil;
- Pêra;
- Pipeta Graduada;
- Alíquota;
- Proveta.
Reagentes
- Cloreto de sódio (NaCl);
- Água deionizada;
- Ácido clorídrico (HCl- 35% em massa);
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
I → Este procedimento foi realizado a fim de preparar uma solução a partir de um sólido; foi separado nas 5 etapas a seguir:
1ª etapa: Foi pedido o cálculo da massa de cloreto de sódio, para em seguida ser pesada, a fim de formar uma solução de 1,0 mol/L num balão volumétrico de 100 ml. A massa molar fornecida no frasco foi verificada também.