Zygmunt Bauman
TEXTO BASE: Entrevista – Zygmunt Bauman
Revista Cult, Edição 13
Zygmunt Bauman é um dos maiores pensadores contemporaneous e foi ele que iniciou e propõe o conceito de “modernidade líquida”, que em sua ideia pode definir muito melhor o tempo presente do que o qualificativo ideológico termo “pós-modernidade.
Para Bauman, a “Modernidade Liquida” pode ser definida como um momento em que a sociabilidade humana experimenta uma transformação que pode ser sintetizada em alguns processos. Entre eles temos a metamorfose do cidadão (sujeito de direitos, em indivíduo em busca de afirmação no espaço social), a passagem de estruturas de solidariedade coletiva para as de disputa e competição, o enfraquecimento dos sistemas de proteção estatal às intempéries da vida (gerando um permanente ambiente de incerteza), a colocação da responsabilidade por eventuais fracassos no plano individual, o fim da perspectiva do planejamento a longo prazo e o divórcio e a iminente apartação total entre poder e
Política.
Ao Falar de Utopia, Bauman diz serem necessarias duas condições: a insatisfacao a situacao atual do mundo, e a confianca na capacidade do homem para fixa-lo. Essa confianca tambem se relaciona com uma racionalidade capaz de diagnosticar adequadamente os problemas, o ue precisa ser modificado e de que maneira. Em buscas por significados de utopias, o resultado mais frequentes sao vinculados a satisfações individuais e escapes individuais para desconfortos sofridos individualmente.
Na era pré-moderna, Zygmunt Bauman define o homem como um caçador. Dessa maneira, o homem é visti com grande ambicao e um certo desvinculo com a sociedade. O homem pré-moderno desfruta do que a natureza dispoe com racionalidade, mas nao acha que é a sua responsabilidade que essas materias primas durem para sempre. Acreditam que o mundo vive em um certo “equilíbrio natural”.
Para a chamada “modernidade líquida”, o homem seria visto como um jardineiro. Já